Ensino Fundamental

A sociedade do conhecimento vem proporcionando novos desafios para a humanidade. As exigências na formação de cada área profissional tendem a mudar, e o ser humano (hoje nosso aluno) precisa estar preparado para tais transformações.

Para preparar esse ser humano que vai viver e construir o século XXI, a formação escolar dele deve contemplar um espaço aberto para o diálogo, para a busca incessante do novo e deve alimentar o desejo de pesquisar, o que o tornará autônomo e produtivo.

A adaptação a uma sociedade dessa natureza exige que se abandone a segurança do conhecido, do familiar e do habitual e se volte à aventura do inédito, do imprevisível. A sobrevivência está intimamente ligada à capacidade de assumir as mudanças, prevê-las e planejá-las.

“Aprender a aprender e aprender a se desenvolver, mesmo depois da escola. ” (Piaget)

Proposta pedagógica

A proposta do Sistema COC de Ensino está estruturada em quatro grandes pilares, adequadamente integrados a esse novo contexto.

Conectar – estar ligado (plugado) com a realidade, aprender a conhecer.

Construir – aprender a fazer, desenvolver habilidades e competências.

Contemplar – aprender a conviver, compartilhar, olhar para o outro.

Continuar – aprender a ser um eterno aprendiz.

Para dar conta das exigências do mundo contemporâneo, é necessária uma educação que possibilite o desenvolvimento das habilidades e das competências, aqui entendida como aponta Perrenoud (2000): “capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação”. E enfatiza colocando as dez famílias de competências:

1) organizar e dirigir situações de aprendizagem;

2) administrar a progressão das aprendizagens;

3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam;

4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;

5) trabalhar em equipe;

6) participar da administração da escola;

7) informar e envolver os pais;

8) utilizar novas tecnologias;

9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;

10) administrar a própria formação contínua.

(PERRENOUD, 2000)

Ensino Fundamental I - Heloisa Helena Cardozo