Feciarte 2017 – Tema: História do Brigadeiro

A sala nº5 ficou conhecida como a sala mais doce da feira: A sala do Brigadeiro

A sala contou a deliciosa história do brigadeiro, seu início simples com a encantadora camponesa do Leite Moça, que apresentou ao mundo um novo produto, que alimentava os soldados em tempo de guerra e, ao mesmo tempo, caía no gosto das donas de casa mais exigentes.

A origem do nome brigadeiro é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes. Suas fiéis eleitoras decidiram promover sua campanha eleitoral, angariando fundos para promover o candidato e elaboraram um doce com Leite Moça e chocolate para ser vendido nos encontros eleitorais. Estava assim criado o doce que ficou conhecido como “O doce do Brigadeiro”. O candidato não foi eleito, mas o doce passou a ser conhecido e apreciado no mundo todo.

Ressaltar a história do brigadeiro é uma forma de valorizar a cultura brasileira, trabalhar o conhecimento e o aprendizado de uma forma lúdica com os alunos, que apresentaram a história do brigadeiro com entusiasmo e doçura, encantando a todos os visitantes da Feciarte.

A sala do brigadeiro foi planejada pelas professoras  Liliane e Shirley dos 2ºs anos, contou com o apoio das professoras Andréia, Juliana e da ajuda fundamental do Sr. Pasqual.

Toda colaboração e participação deve-se ao empenho e dedicação das famílias dos alunos envolvidos, que confeccionaram belíssimos brigadeiros artísticos usados como objetos de decoração espalhados pela sala, e contribuíram com saborosos brigadeiros e receitas de família que  foram distribuídos aos visitantes.

Quando família e escola se unem no mesmo objetivo, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem, surge um trabalho magnífico em equipe feito com muito amor, que resulta em grande sucesso.