Feciarte 2017 – Tema: Nordeste

O tema nordeste foi estudado na disciplina de Geografia. Os alunos entraram em contato com informações a respeito da cultura e aspectos físicos nordestinos.

A leitura do livro “ A menina dos sonhos de renda”, de Marília Lovatel, despertou ainda mais o interesse das crianças por essa região brasileira.

Nas aulas de Arte, foram confeccionadas as Baianas do Acarajé, que são consideradas patrimônio desde 2012. Elas foram feitas com papel maché, tinta e muita criatividade dos alunos.

A rapadura foi apresentada à classe, pois a maioria nunca havia provado esta iguaria da culinária nordestina./p

Foram declamados cordéis e explicada a sua importância para o povo nordestino.

Os alunos aprenderam a identificar tipos de rendas e até tecer algumas mais simples, como o tear, “rabo de gato” e pulseirinhas.

Por meio de imagens coletadas na internet, observaram as diferentes paisagens presentes na região Nordeste, desde a época dos cangaceiros até a atualidade da transposição do Rio São Francisco.