Feciarte – Tema: Evolução Tecnológica

O objetivo da Sala da Evolução Tecnológica, produzida por alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, sob a supervisão do professor de Informática Hemerson Cleiton de Pietro, era fazer com que os visitantes percebessem a inovação tecnológica que seguiu ao longo dos últimos 100 anos, em três pilares: telefonia, fotografia e rádio e TV.

Dentro da telefonia, apresentamos a evolução dos telefones e dos celulares, que de parede passaram para sem fio e de enormes passaram para mais compactos e leves, cheios de funcionalidades.

No setor de fotografia, tivemos a evolução das máquinas fotográficas, que de rolos fotográficos e de horas para revelação passaram para cartões de memória, com maior capacidade de armazenamento de fotos e vídeos e revelação instantânea.

Por fim, no setor de rádio e TV, os visitantes puderam analisar o desenvolvimento do setor das comunicações, que dos rádios à válvula passamos aos rádios menores e com capacidade de reprodução de músicas por cartão de memória e pendrive. A TV, que passou de analógica e em preto e branco para digital e a cores.

Os espectadores ainda assistiram à uma apresentação dos alunos do 7º ano, sob a orientação do professor de Português Eric Von Ammon, que retrataram a era das radionovelas, com efeitos sonoros feitos à partir de objetos como cascas de coco e papel celofane, que dão a impressão de sons de cavalgada e de uma fogueira.