Ensino médio

O ensino médio, no Brasil, é a etapa final da educação básica e integraliza a formação que todo brasileiro deve ter para enfrentar com melhores condições a vida adulta. De acordo com as finalidades do ensino médio, postas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), isto significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os «conhecimentos adquiridos no ensino fundamental» aprimorar o educando «como pessoa humana», possibilitar «o prosseguimento de estudos», garantir «a preparação básica para o trabalho e a cidadania» e dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam «continuar aprendendo», tendo em vista o desenvolvimento da «compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos» (art. 35, incisos I a IV).

A matriz de competências e habilidades específicas para o Ensino Médio da BNCC, foi homologada em 19 de dezembro de 2018, quando a BNCC passou a incorporar as aprendizagens essenciais a que todos tem direito

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de etapas e modalidades da  Educação Básica.”

Base Nacional Comum Curricular, p. X.

O Novo Ensino Médio chegou em 2022 para os alunos da 1ª série do EM e tem como objetivo preparar melhor os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e da vida, qualificando nossos alunos pelos processos seletivos pelos quais passarão.

O Foco do Novo Ensino Médio são as habilidades e competências com a introdução do projeto de vida como preparação para a nova etapa. Também tem o aprofundamento de conteúdos e temas de interesse para o estudante por meio dos itinerários formativos, os IFACs no COC (Itinerários Formativos Acadêmicos) e os Itinerários Formativos Eletivos com aprendizagem por meio de projetos com metodologias ativas foco no protagonismo e autonomia do estudante.

Geovana Filippini

Professora de Educação Física - Pedagoga - Pós-graduação em Atividade física personalizada e qualidade de vida - Alfabetização e letramento - Gestão em Direção, Supervisão, Mediação Escolar. - Aluna no curso de Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica do Paraná (SPP)