As práticas pedagógicas do maker diferem-se daquelas utilizadas em aulas expositivas baseadas em um modelo instrucionista. Nessa metodologia, as atividades protagonizam os alunos, que contam com as oportunidades e recursos necessários para desenvolverem e testarem novas ideias.

O movimento maker, ou “faça você mesmo”, descontrói os padrões de atividades estanques e permite que os alunos desenvolvam seu conhecimento teórico através da prática. Com as atividades maker, os alunos aprendem a partir da construção de seus projetos, tornando o aprendizado um processo prazeroso. São práticas que atraem os alunos, deixando-os mais interessados no ensino, estimulando o aprender, exercitando a concentração, a atenção, a memória e o pensamento.

A cultura maker dentro de sala de aula coloca o processo de aprendizagem em destaque, e não o produto. O desenvolvimento de atitudes críticas e autônomas dos estudantes reconfigura o processo de ensino-aprendizagem elucidando os seguintes aspectos pedagógicos:

• O aluno se torna protagonista do processo de construção do seu conhecimento, tomando decisões e conduzindo o desenvolvimento dos projetos. Ele deixa de ser ouvinte passivo e atua com criticidade na construção do saber.
  • O papel do professor se reconfigura, se transformando em um orientador criativo, um facilitador das trajetórias dos alunos. Ele deixa de ser alguém que transmite conteúdos e passa a atuar como um mediador do processo de aprendizagem, um coautor dos projetos que estão sendo construídos.
  • As possibilidades de aprendizados são diversas. As práticas de experimentação permitem abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, contextualizadas às intencionalidades pedagógicas.
  • O potencial criativo é irrestrito e proporciona o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões formativas: intelectual, socioemocional, ética e cultural. Criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, resiliência ao erro, colaboração e empatia são algumas das diversas habilidades potencializadas pelas práticas maker.

Visite o Colégio!

Agende um horário e venha conhecer nossa infraestrutura e método de ensino.

Agende sua Visita