O Colégio Pequeno Príncipe busca oferecer as melhores ferramentas de ensino para seus alunos, o que resulta na formação de grandes pessoas para o mercado de trabalho.

Filosofia do Colégio:

Todo homem, por sua dignidade pessoal tem direito à educação, atividade de ordem da cultura essencialmente humanizadora. E através desse processo Deus emerge em cada ser.

Proposta Pedagógica

O Colégio Pequeno Príncipe, se propõe a educar para os valores cristãos, crianças e jovens, desenvolvendo-lhes o espírito de autonomia e justiça e preparando-os para a cidadania consciente e responsável e para os constantes desafios em todos os níveis da vida moderna. A nossa proposta é também educar para o amor ao próximo e apresentar a cultura como meio de unir as pessoas e, o saber como dever de serviço, segundo a pedagogia evangélica.

Dessa forma, todos os que trabalham no colégio  através dos conteúdos trabalhados e atividades vivenciadas deverão buscar pela palavra e pelo testemunho, os seguintes valores:

Educação para a Paz

Educação para  a Ética e  Cidadania

Educação para o Meio Ambiente

Educação para a pluralidade cultural

O Colégio propõe a construção de um processo ensino-aprendizagem que leve em consideração os quatro pilares da Educação:

Aprender a conhecer

Aprender a fazer

Aprender a viver juntos

Aprender a ser.

Para concretizar a Proposta Pedagógica, toda a equipe escolar direcionará suas atividades para aspectos considerados essenciais à plena realização do Homem Moderno, como:

• A inserção do aluno no mundo das ciências, arte e religião, de forma que ele possa construir e usufruir conhecimentos, bens e valores culturais e transcendentais.
  • O papel ativo do aluno na construção de seu próprio destino, fazendo do conhecimento uma forma de compreender melhor o mundo e comprometer-se com a preservação e valorização da vida em todas as suas manifestações.
  • O estabelecimento de uma cultura de solidariedade junto à comunidade escolar;
  • O estabelecimento de uma parceria entre “Família e Escola: Estreitando Laços”.

Para atingir os objetivos da Educação essenciais à plena realização do ser humano é necessário refletir sobre a natureza de cada disciplina, seu papel no processo de construção de cada campo de conhecimento e sobre o modo como se dá a sua aquisição.

Após esta reflexão é que foram definidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação de cada componente curricular.

São objetivos para encorajar o aluno a pensar ativa, crítica e autonomamente; e levá-lo a aprender mais do que se fosse conduzido a obter apenas informações; levá-lo a aprender a aprender; a tornar-se  sujeito da História; a despertar sua capacidade criadora.

Contamos, com o suporte de três disciplinas, que auxiliam na formação e no desenvolvimento integral do educando: Ensino Religioso, Filosofia e Ciências Sociais.

OBJETIVOS DO COLÉGIO

Missão

“A educação é um processo que visa à formação do cidadão em todas as suas dimensões: família, trabalho, sociedade, atividades culturais” Lei nº. 9.394 de 20/12/96.

O Colégio Pequeno Príncipe apresenta em  seus objetivos uma preocupação com a integração dos conteúdos  visando:

• Dar condições ao aluno para que possa, através dos saberes lingüísticos, científicos, históricos, sociais e artísticos, integrar-se à comunidade;
  • Preparar o aluno para obter o seu espaço na sociedade como cidadão consciente dos seus direitos e deveres;
  • Proporcionar aos alunos habilidades e competências mínimas necessárias para que tenham acesso à continuidade dos estudos;
  • Dar condições para que os alunos se apropriem de conhecimentos básicos, de valores e atitudes condizentes com uma vida digna, que saibam ser seres críticos e que a escola possibilite que eles se tornem verdadeiros cidadãos;
  • Conscientizar os pais, da importância dos mesmos em todas as atividades promovidas pela escola e interesse pelos desafios enfrentados por ela;

Os objetivos gerais do Colégio:

• Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
  • Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;
  • Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
  • Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando o ensino-aprendizagem;
  • Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
  • Promover a integração escola-comunidade;
  • Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a par de seu trabalho educativo.
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.