44 anos de compromisso sério com a educação taquaritinguense

Fundado em 1977, o Colégio Pequeno Príncipe está integrado ao Sistema COC de Ensino desde 1998, com atendimento do berçário à 3ª série do Ensino Médio.

Atualmente, o Colégio Pequeno Príncipe está sob a direção Administrativa da Irmã Andréa Trivelato, na direção pedagógica Luciana Marí Pavanelli e, conta com as coordenadoras Vergínia Maria Vieira Ribeiro Gabriel, Heloisa Helena Cardozo, Lucimara Alessandra Oline Ozzetti, Amadeu de Pietro Neto e Camilla Ruiz Manaia de Oliveira.

Sob o lema “Educando para a Paz”, o Colégio acredita e investe no potencial e na garra de seus alunos, na formação integral da pessoa colaborando para a formação de verdadeiros cidadãos, pois a educação humanística e o ingresso na vida adulta e profissional com responsabilidade são prioridades. A participação social, caridade, Deus e demais valores universais fazem parte do cotidiano do Colégio.

A escola vem se destacando também na condução de um ensino interdisciplinar, com projetos extracurriculares diferenciados em Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música, Dança, Esportes e outros, como a fanfarra do Colégio.

 

MISSÃO

Acolher, orientar e ensinar

Educar crianças e jovens para valores cristãos, desenvolvendo-lhes o espírito de autonomia e justiça, preparando-os para a cidadania consciente e responsável e para os desafios da vida em sociedade.

 

VISÃO

Ser reconhecido como escola de excelência por alunos, famílias e comunidade

Inspirar pessoas, escolas e educadores .Ampliar a atuação e ser referência no mercado de Educação.

 

VALOR

Educar com responsabilidade, ética e amor

Desenvolver valores através das atividades vivenciadas no cotidiano da Escola  direcionando  a Educação para a paz, ética, cidadania, pluralidade cultural, coletividade, respeito às diferenças e consciência sócio ambiental.


O Colégio Pequeno Príncipe busca oferecer as melhores ferramentas de ensino para seus alunos, o que resulta na formação de grandes pessoas para o mercado de trabalho.

 

Filosofia do Colégio:

Todo homem, por sua dignidade pessoal tem direito à educação, atividade de ordem da cultura essencialmente humanizadora. E através desse processo Deus emerge em cada ser.

 

Proposta Pedagógica

O Colégio Pequeno Príncipe, se propõe a educar para os valores cristãos, crianças e jovens, desenvolvendo-lhes o espírito de autonomia e justiça e preparando-os para a cidadania consciente e responsável e para os constantes desafios em todos os níveis da vida moderna. A nossa proposta é também educar para o amor ao próximo e apresentar a cultura como meio de unir as pessoas e, o saber como dever de serviço, segundo a pedagogia evangélica.

 

Dessa forma, todos os que trabalham no Colégio  através dos conteúdos trabalhados e atividades vivenciadas deverão buscar pela palavra e pelo testemunho, os seguintes valores:

Educação para a Paz

Educação para a Ética e  Cidadania

Educação para o Meio Ambiente

Educação para a Pluralidade Cultural

 

O Colégio propõe a construção de um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração os quatro pilares da Educação:

        Aprender a conhecer

        Aprender a fazer

         Aprender a viver juntos

         Aprender a ser.

 

Para concretizar a Proposta Pedagógica, toda a equipe escolar direcionará suas atividades para aspectos considerados essenciais à plena realização do Homem Moderno, como:

  • A inserção do aluno no mundo das ciências, arte e religião, de forma que ele possa construir e usufruir conhecimentos, bens e valores culturais e transcendentais.
  • O papel ativo do aluno na construção de seu próprio destino, fazendo do conhecimento uma forma de compreender melhor o mundo e comprometer-se com a preservação e valorização da vida em todas as suas manifestações.
  • O estabelecimento de uma cultura de solidariedade junto à comunidade escolar;
  • O estabelecimento de uma parceria entre “Família e Escola: Estreitando Laços”.

 

Para atingir os objetivos da Educação essenciais à plena realização do ser humano é necessário refletir sobre a natureza de cada disciplina, seu papel no processo de construção de cada campo de conhecimento e sobre o modo como se dá a sua aquisição.

 

Após esta reflexão é que foram definidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação de cada componente curricular.

São objetivos para encorajar o aluno a pensar ativa, crítica e autonomamente; e levá-lo a aprender mais do que se fosse conduzido a obter apenas informações; levá-lo a aprender a aprender; a tornar-se  sujeito da História; a despertar sua capacidade criadora.

 

OBJETIVOS DO COLÉGIO

A educação é um processo que visa à formação do cidadão em todas as suas dimensões: família, trabalho, sociedade, atividades culturais” Lei nº. 9.394 de 20/12/96.

 

O Colégio Pequeno Príncipe apresenta em  seus objetivos uma preocupação com a integração dos conteúdos  visando:

  • Dar condições ao aluno para que possa, através dos saberes lingüísticos, científicos, históricos, sociais e artísticos, integrar-se à comunidade;
  • Preparar o aluno para obter o seu espaço na sociedade como cidadão consciente dos seus direitos e deveres;
  • Proporcionar aos alunos habilidades e competências mínimas necessárias para que tenham acesso à continuidade dos estudos;
  • Dar condições para que os alunos se apropriem de conhecimentos básicos, de valores e atitudes condizentes com uma vida digna, que saibam ser seres críticos e que a escola possibilite que eles se tornem verdadeiros cidadãos;
  • Conscientizar os pais, da importância dos mesmos em todas as atividades promovidas pela escola e interesse pelos desafios enfrentados por ela;

Parceria com o COC

Colégio Pequeno Príncipe e Sistema de Ensino COC

A parceria de sucesso com o COC, um dos maiores sistemas de ensino do Brasil, iniciou no ano letivo de 1998 quando o colégio apostou na qualidade do material didático e soluções pedagógicas inovadoras oferecidas. Desde então são 23 anos de parceria, troca de experiências e excelentes resultados nos vestibulares e ENEM.

Conheça mais sobre o Sistema de Ensino COC abaixo:

www.coc.com.br
www.coceducacao.com.br

Sistema de Ensino COC foi fundado em 1963, com uma proposta voltada aos estudantes que se preparavam para o Vestibular. Em 1973 a metodologia foi aplicada para as três séries do Ensino Médio, e em 1975 a última série foi reformulada para revisar conteúdos visando o vestibular, este projeto foi registrado e patenteado como Terceirão®.

Em 1978 o COC foi engrandecido através de diversos projetos que revolucionaram o material didático e criaram o Ensino Fundamental e a Educação Infantil. A partir daí, a cada ano, o COC revolucionava a educação do país através de projetos modernos. Visando as novas gerações, foi o pioneiro na aplicação da tecnologia em sala de aula, trazendo para as escolas parceiras o computador e a internet como fortes ferramentas para a educação, através do COC em sua CASA®, disponibilizou a todos os seus alunos, nas mais de 800 escolas COC pelo país, os livros eletrônicos, revisões on-line, a Tele Sala®, entre outros recursos que diferenciam o Sistema de Ensino de todos os outros do Brasil.

Portal COC EDUCAÇÃO reúne num só lugar tecnologia e conteúdos que privilegiam a interatividade entre escola, aluno e família. Os usuários contam ainda com mais de 40 mil páginas de conteúdo, distribuídas em diversas áreas do conhecimento, com a qualidade reconhecida de um dos maiores produtores de conteúdo pedagógico do país, o Klick Educação.

Infraestrutura

Visite o Colégio!

Agende um horário e venha conhecer nossa infraestrutura e método de ensino.

Agende sua Visita